domingo, 23 de janeiro de 2011

Caramelo

Título original: Sukar Bannat
Ano: 2007
País: França/Líbano
Diretor: Nadine Labaki
Atores: Nadine Labaki, Yasmine Al Masri, Joanna Moukarzel, Gisèle Aouad, Adel Karam, Sihame Haddad, Aziza Semaan
Gênero: Comédia dramática




Sinopse: O filme acompanha a trajetória de cinco mulheres libanesas em Beirute. Layal (Nadine Labaki) trabalha em um salão de beleza com outras três mulheres. Cada uma delas tem seus problemas: Layal tem um caso com um homem casado; Nisrine (Yasmine Al Masri) anda insegura com a aproximação do seu casamento; Rima (Joanna Moukarzel) é lésbica; e Jamal (Gisèle Aouad) está preocupada com sua idade. Próximo ao salão, está a costureira Rose (Sihame Haddad), uma senhora que dedicou sua vida para cuidar de sua irmã mais velha e agora vê a possibilidade de amar novamente.

Ganhou os Prêmios do Público e da Juventude no Festival de San Sebastián e foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.


Lindo! Gostei na primeira vez que assisti, uns dois anos atrás. Hoje assisti novamente e gostei mais ainda. Uma vez que não sou muito fã de filmes hollywoodianos, sou suspeita para falar sobre qualquer outro, pois a chance de eu vibrar é grande.

Um filme sobre conflitos femininos, acontecendo simultaneamente com cada uma das personagens, tendo uma visão cultural diferente da nossa ocidental. E eu me identifiquei em vários momentos do filme, me emocionei, ri e chorei.
E porque "Caramelo"? Só assistindo para saber...
A trilha sonora é show. 
Para homens e mulheres.

Muito bom. Superindico.

Um comentário:

  1. Esse filme é uma gracinha! Eu vi porque minha mãe fez muita questão e ficou repetindo pra eu ver umas 20 vezes. Ele mostra uma diferente visão do Líbano. É mais atual e eu até estranhei quando comecei a ver. Espera as moças cobertas pelos lenços, mas não tem nada disso. Dá pra rir e se emocionar.

    ResponderExcluir